quarta-feira, 29 de abril de 2015

O Mefibosete da Nova Aliança

Nós sabemos que Mefibosete era da linhagem real e foi restituído dos bens que pertenciam a sua família. Para aqueles que não o conhecem, sua história (real) está narrada na Bíblia. Ele era neto do rei Saul, e quando tinha cinco anos de idade sua babá o derrubou (em uma fuga) e o resultado foi que ele ficou coxo de ambos os pés.
Mas o que chama a atenção é que Mefibosete também era fruto da intercessão de Saul e Jônatas, pois estes haviam intercedido diante de Davi pelas suas descendências.

Agora, pois, eis que bem sei que certamente hás de reinar, e que o reino de Israel há de ser firme na tua mão.
Portanto agora jura-me pelo Senhor que não desarraigarás a minha descendência depois de mim, nem desfarás o meu nome da casa de meu pai.
Então jurou Davi a Saul. E foi Saul para a sua casa; porém Davi e os seus homens subiram ao lugar forte.
1 Samuel 24:20-22

E, se eu então ainda viver, porventura não usarás comigo da beneficência do Senhor, para que não morra?
Nem tampouco cortarás da minha casa a tua beneficência eternamente; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra a cada um dos inimigos de Davi.
Assim fez Jônatas aliança com a casa de Davi, dizendo: O Senhor o requeira da mão dos inimigos de Davi.
1 Samuel 20:14-16

Mefibosete deve ter sofrido tanto, mas tanto, que quando vai falar com Davi, além de não se julgar digno ainda se compara a um cão morto! (2ªSamuel 9:8)
Pudera, está escrito que cegos e coxos não entrariam na cidade de Davi (2ªSamuel5:8).
Mas havia uma aliança a ser cumprida ainda que Lo-Debar tivesse terminado com a esperança de Mefibosete.
Posso imaginar Mefibosete dentro do palácio e isto me faz lembrar Salmos 126:1: Quando o Senhor trouxe nos do cativeiro estávamos como os que sonham(...); tamanha deve ter sido a felicidade de Mefibosete que por certo não parecia ser real!!!
Para finalizar, queridos, quando tudo isto aconteceu com Mefibosete, Jesus não havia ainda levado nossas enfermidades na cruz, e a Palavra diz que estamos vivendo um ministério mais excelente e em uma aliança confirmada em melhores promessas (Hebreus 8:6), e é por isso que me atrevo a crer que se toda esta história tivesse acontecido depois do calvário, Mefibosete ainda ia tocar em Jesus e ver os pés serem sarados.

                                                                                                  UM ABRAÇO, QUELI NUNES

Nenhum comentário: